Após a entrevista em profundidade e o focus group consideramos importante a aplicação de um inquérito ao consumidor final que nos serve de validação do modelo de desenvolvimento do nosso serviço bem como servira para a fundamentação da analise de mercado.
A inovação tecnológica associada ao aparecimento da internet marcaram o ambiente empresarial do fim do século vinte e consequentemente introduziram mudanças sociais únicas com especial ênfase na primeira década do século vinte e um . O impacto do sucesso, que este meio alcançou, tem sido objecto de diversas investigações, com varáveis múltiplas, desde comerciais a comportamentais.
(Wellman & Wellman, 2001), as redes sociais deixaram de ser simplesmente comunidades virtuais e têm hoje um presença muito para lá do online, com laços e relações sociais mais fortes e que se prolongam para a sociedade física.
A utilização das redes sociais está amplamente difundida e em expansão como podemos verificar pelo Gráfico 1 da Gráfico 1
Fonte: (Consulting, 2007)
A taxa de penetração da internet tem valores impressionantes como podemos verificar no Gráfico 2.
Fonte: (McCann, 2009)
Que tipo de actividade desenvolvem os consumidores nas redes sociais.
Gráfico 3
Fonte: (McCann, 2009)
Consideramos que este pressupostos são de grande relevância, e através destes construímos o caminho para o nosso estudo sobre as redes sociais e como esta podem afectar o comportamento de compra do consumidor online.
Estamos cientes que muitas das publicações que utilizamos como base para este estudo suportam em grande medida o trabalho que pretendemos apresentar sobre o consumidor Web 2.0 e a sua presença nas redes sociais.
Novos desafios se abrem para o marketing, e como podemos ver pelo questionário aplicado pelo (Marketers, Using, & Businesses, 2010) a atenção por parte dos Gestores de Marketing, demonstra bem o grau de atenção que as redes sociais estão a ter, no desenvolvimento de imagem de marca bem como nas experiencias que as marcas pretende proporcionar aos seus cliente.
Terminamos a nossa revisão bibliográfica fazendo referencia ao estudo de(Marketers, Using, & Businesses, 2010), em que aplicaram a seguinte questão:
Perguntaram aos gestores de marketing se utilizavam as redes sociais como ferramenta de marketing.
Em que 91% respondeu que sim e só 9% respondeu não utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing.
Gráfico 4
Fonte:(Marketers, Using, & Businesses, 2010)
Com este modelo pretendemos ampliar o nosso conhecimento sobre o comportamento de compra online e de que forma as redes sociais têm influencia no processo, bem como quais as redes sociais que poderão ser mais preponderantes para esse incremento de consumo, de forma a servir de indicador para o desenvolvimento de estratégias de marketing para as empresas nas redes sociais com o objectivo de validar o nosso serviço inovador de MSM.
Considerando que a utilização actual das redes sociais formulamos as seguintes hipóteses :
Hipótese 1: O tempo de exposição online tende a aumentar se os indivíduos são utilizadores de redes sociais.
Hipótese 2: Os indivíduos tendem a efectuar mais compras online quando estão ligados a redes sociais.
(SOLOMON, 2002) Refere que quanto maior for o número de sensores afectados por uma informação, maior será o seu reforço psicológico e maior a sua recordação no dia-a-dia. A visão, o olfacto, a audição o paladar e o tacto são sentidos que, segundo o autor, se estimulados influenciam positivamente a percepção do mesmo, mas como referimos também no online não é passível de serem todo utilizados desta forma focamo-nos nas experiencias transmitidas, visão e audição:
Hipótese 3: Os indivíduos tendem a comprar mais se a percepção transmitida na rede social sobre o produto/serviço for positiva.
Hipótese 4: O número de redes sócias em que o individuo esta presente influencia positivamente o volume de compras online.
Hipótese 5: O número de contactos “amigos” por individuo nas redes sócias, influencia positivamente o volume de compras online.
No intuito de verificarmos e fundamentarmos o nosso desenvolvimento de serviço, elaboramos um questionário, aplicado online tendo em vista que o universo do nosso estudo são, indivíduos portugueses que estão ligados à internet.
Segundo o Relatório anual Bareme (MARKTEST 2009) “Os dados mais recentes do estudo Bareme Internet, que foi editado recentemente, contabilizam no Continente 1,4 milhões de portugueses que costumam aceder a redes sociais.
Este valor representa 16.4% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.”
Na análise por clientes alvo os indivíduos que acedem a comunidades virtuais, podemos verificar que a idade é a variável mais importante para a segmentação dos indivíduos, pois é a que revela mais diferenças nos seus comportamento.
As percentagens variam entre os 58.4% dos jovens dos 15 aos 17 anos e uma completa ausência de hábito de consumo entre os mais idosos.
A ocupação é a segunda variável mais influente e representativa de comportamento, com os valores a variar entre os 52.0% de estudantes que costumam aceder a redes sociais e os 2.0% das domésticas como podemos ver o Gráfico 5.
Segundo (MARKTEST, 2 10 2011) na mesma análise o Hi5 é o principal site acedido, por 15.9% dos portugueses. A uma distância assinalável surgem o Facebook, acedido por 2.6% e o My Space, por 1.4% dos portugueses com podemos verificar no Gráfico 6.
Gráfico 6
A análise realizada teve como base os resultados de 2009 do estudo Bareme Internet.
Prevemos aplicar aproximadamente 200 questionários correctamente respondidos, perfazendo um total da nossa amostra de n = 200.
O questionário é constituído por 11 questões de resposta fechada.
Tivemos em consideração que as perguntas colocadas devem ser pertinentes, concisas e claras e não devem ser ambíguas, ou seja, originar mais que uma interpretação confundindo o inquirido.
As perguntas do questionário convidam o inquirido a responder à opção que mais se aproxima do que o mesmo pensa, sente ou vive.
Tentamos, na elaboração do questionário, fornecer um conjunto de respostas aproximativas dentro de um universo coerente de possibilidades, adequando nas questões mais delicadas uma resposta neutra.
Realizamos teste de aplicação dos inquéritos também online, este teste possibilitou o melhor ajustamento do questionário ao universo.
O nosso inquérito foi aplicado online e a nossa amostra é uma amostra de conveniência, assim não é representativa do universo alvo de estudo.
Este é um sério problema ao nosso inquérito por não ser passível a sua validação. No entanto como este se trata de um estudo exploratório, serve como teste de modelo para um aplicação cientifica mais relevante.
Aplicação online:
E-mail para contactos dos elementos do grupo.
Aplicação do inquérito nos facebook do elementos do grupo.
A analise de dados foi elaborada com recurso ao software estatístico SPSS, foram geradas 39 variáveis.
Vamos analisar os dados que nos pareceram mais interessantes e relacionamos entre eles.
P.F. Ver pagina de Análise de Dados
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