1. Fase 0
OneGest é um empresa de serviços de consultoria de base tecnológica, que oferece e desenvolve serviços de SAAS “Software As A Service”, inovadores para mercado nacional.
1.1. Apresentação do Negócio.
A organização nasce da identificação de oportunidades latentes no mercado, e tendências vincadas. Estes factores criaram uma grande pressão sobre o tecido empresarial português das Small Office, Home Office (SOHO), Empresários em Nome Individual (ENI´s) e Pequenas e Médias Empresas (PME’s), obrigando-as a uma adaptação ao novo paradigma, e a consequente inclusão e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), na persecução de se tornarem organizações compatíveis com a WEB 2.0 e abrirem caminho para a WEB 3.0.
1.2. Tendências trabalhadas pela organização.
Personalização.
Consumidor Co-produção.
Consumidor Vigilante.
Consumidor WEB 2.0.
Longevidade/Saúde/Qualidade de Vida.
Velocidade/Mudança.
1.3. Oportunidades identificadas.
O ponto de partida para o desenvolvimento do conceito de negócio, foi o reconhecimento das tendências de mercado, bem como das necessidades latentes de um consumidor, que tem cada vez mais uma palavra a dizer, no que compra, como compra e quando quer comprar. Assim como as dificuldades que o tecido empresarial tem em fazer, face à sua necessidade de adaptação, para suprir as mesmas necessidades e tendências.
Conhecedores dos grandes investimentos em sistemas de informação, sistemas de contacto e comunicação, que são necessários para responder a estas necessidades. Em que mesmo as empresas com grande capacidade financeira ainda dão os primeiros passos na sua integração, com o intuito de suprir o “Consumidor WEB 2.0”.
A necessidade das organizações praticarem um marketing de proximidade ao cliente, e de completa personalização das suas acções, foi detectada a oportunidade para o negócio, criando uma organização que ajudasse outras empresas a se tornarem “Organizações 2.0”, e a conseguirem grande nível de personalização, profissionalismo e relacionamento exigido pelo consumidor final a um custo adequado a estas.
1.4. O que faz a ONEGEST
O negócio da empresa está na área da consultoria, oferecendo SAAS “Software As A Service” e serviços de Gestão de Sistemas de Informação de Marketing que melhorem e potenciem o relacionamento dos nossos clientes com os seus clientes, com o intuito de proporcionar a estes uma maior proximidade e uma melhor experiência de utilização dos produto/serviços pelos seus clientes, buscando a fidelização dos mesmos, com uma melhor relação de qualidade e custo.
Pretendemos fazer a gestão do sistema de informação do nosso cliente respondendo as necessidades de todo o relacionamento com o seu cliente, fazendo desde a marcação de consultas/entrevistas, visitas e outros, rentabilizando os tempos dos nossos clientes, minimizando os custos da integração de um serviço deste tipo nas suas organizações, assim o nosso cliente tem uma lista operacional de clientes com elementos relevantes para o seu negócio, de forma a melhor rentabilização as suas relações com clientes, desde o processo produtivo ao descarte do produto/serviço pelo cliente. Esta base de dados do sistema de informação tem o nível de segurança aumentado, ficando longe de ser violado ou delapidado por colaboradores e agentes externos, passando esta informação a ter um tratamento sigiloso, e de alta valorização do maior activo disponível nas organizações, os seus clientes.
1.5. Diagnóstico de Situação ONEGEST
Analise PEST
1.5.1. Contexto Político
Até recentemente não existia qualquer legislação relativamente às Linhas de Apoio ao Cliente. No entanto, foi publicado no dia 2 de Junho de 2009, o Decreto-Lei n.º 134/2009, que "estabelece o regime jurídico aplicável à prestação de serviços de promoção, informação e apoio aos consumidores e utentes através de centros telefónicos.
Legislação sobre protecção de e registo de dados informáticos. Esta regulamentação deverá ser intensificada com a “webização” da sociedade, logo é necessário especial atenção à legislação do sector e cumpri-la escrupulosamente.
1.5.2. Contexto Económico
Actualmente, as empresas despendem inúmeros recursos, financeiros e humanos para gerir os seus contactos, no entanto, nem sempre conseguem responder efectiva e eficazmente aos seus clientes.
O custo das telecomunicações também tem um peso significativo na economia das empresas, custo este que tem sido apontado por inúmeros estudos internacionais como um factor preponderante na falta de competitividade do nosso tecido empresarial.
Constatados estes factos, aliados à actual situação de crise económica, acreditamos que existem factores potenciadores do sucesso da OneGest, na medida em que o nosso serviço permitem “aliviar” drasticamente as despesas das empresas em relações como o cliente final, bem como prestar um serviço de excelência e valor acrescentado.
1.5.3. Contexto Sócio-Cultural
Os consumidores estão cada vez mais familiarizados com outras formas e canais de comunicação com as organizações.
No entanto, verifica-se uma ausência quase total deste serviço por parte de Profissionais Liberais e Micro e Médias Empresas.
É fundamental prestar um serviço utilizando de forma eficaz os vários canais de comunicação, no menor espaço de tempo, quando, onde e como o cliente quer. É nesse sentido que as linhas de apoio ao cliente nas várias plataformas disponíveis hoje pelas TIC’s se mostram uma excelente ferramenta e aliado ao dispor das empresas.
1.5.4. Contexto Tecnológico
A tecnologia de última geração VOIP permite uma economia de custos substancial bem como uma miríade de funcionalidades, algumas ainda por descobrir. Estes equipamentos permitem que as linhas de CRM desenvolvam plataformas de tele-trabalho para os colaboradores, reduzindo substancialmente a necessidade de grades espaços e consequentemente maximizando rentabilidade que será revertida para os colaboradores, aumentando proporcionalmente a sua satisfação, eficácia e eficiência.
1.6. O Mercado da ONEGEST
SOHO, ENI´s e PME’s
. Profissionais Liberais (Médicos Dentistas, Médicos, Advogados, Economistas e outros);
. Micro e Pequenas Empresas (democratizando o acesso a CRM e Contact-Center)
Em suma a OneGest pretende posicionar-se como parceiro de negócios de profissionais liberais, micro empresas e PME’s disponibilizando serviços de gestão de sistemas de informação, tecnologias de comunicação com o intuito de dinamização da carteira de clientes dos nossos parceiros no sentido da personalização total de produto/serviços para o consumidor final.
Tabela 1
Fonte: Elaboração Própria baseado em dados INE 2008 e OMD
* Dados por extrapolação e cruzamento de informação com OMD
1.6.1. O Mercado Alvo da ONEGEST
Como podemos verificar na Tabela 1 que 98% do tecido empresarial são empresas com menos de 50 funcionários. Este é o mercado potencial da OneGest, segmentando este por tipologia de negocio e actividade exercida com base no CAE. No entanto como estratégia de entrada de mercado, a OneGest escolheu o nicho dos Médicos Dentistas e as suas clínicas na região norte.
O nosso cliente alvo na fase de arranque implementação do sistema as 1900 Clínicas Dentárias existente no norte do país.
1.7. Princípios Orientadores da constituição da ONEGEST
1.7.1. Missão
A OneGest tem como missão a prestação de serviços de consultoria e gestão de sistemas de informação de Marketing CRM, tendo como principal política de actuação o respeito pelos compromissos assumidos, a criação de valor e satisfação para os seus clientes. A valorização e respeito por todos os “Stakeholders”, ao nível humano, intelectual e profissional, baseando sempre as relações com base respeito mútuo, boa fé, ética, e na sustentabilidade organizacional e ambiental.
1.7.2. Valores
Os valores pelos quais a empresa se posiciona são:
A nossa primeira responsabilidade é para com os “Stakeholders”.
Para satisfação das suas necessidades, tudo o que fazemos e viermos a fazer é de alta qualidade.
Esforçamo-nos por criar sustentabilidade em toda a cadeia de valor do nosso serviço.
Os activos mais importantes da empresa são os seus colaboradores. Este e local certo para pessoas fantásticas desenvolverem-se profissionalmente.
Reconhecemos a individualidade de cada um com dignidade, os seus méritos, promovemos estabilidade com justa contrapartida financeira, em segurança, apostando na ergonomia dos materiais e equipamentos, respeitando e fomentando a vida familiar de cada um, valorizando e estimulado a formação:
. “Somos cidadãos exemplares.”;
. “Protegemos o meio ambiente e os recursos naturais.”
1.8. Estratégia Corporativa
1.8.1. Objectivos Estratégicos
· Acréscimo na imagem de marca institucional da empresa
· Aumento da visibilidade marca, produtos e serviços disponíveis
· Difusão para outros mercados
· Redução dos custos de comunicação
· Melhoria de satisfação do serviço a clientes
· Geração de valor acrescentado no serviço a clientes
1.8.2. Objectivos de Marketing
Os objectivos do marketing passam pela adopção de utilização do marketing directo, pois este permite alcançar os objectivos duma forma mais eficaz.
Permite realizar acções de pesquisa de mercado de forma mais rápida e com menor custos, a implementação acções de divulgação e promoção de venda duma forma directa e especifica aos potenciais clientes.
Permite realizar acções de pesquisa de mercado de forma mais rápida e com menor custos, a implementação acções de divulgação e promoção de venda duma forma directa e especifica aos potenciais clientes.
Vai permitir também uma maior rentabilização da força de vendas, através dum contacto prévio com os potenciais clientes, evitando as visitas sem nexo e de baixa eficácia.
Com a aplicação do marketing directo pretendesse melhorar o desempenho para 2011 pretendendo-se um crescimento do número de clientes, atingir os cento e cinquenta novos clientes, e com uma meta de lucro líquido de 30%.
Para isso contribui o lançamento do novo produto a um preço alto “desnatando” e com pouca promoção, podendo assim atingir, maior lucro com um baixo custo promocional, visto não haver no mercado grande concorrência no segmento que se vai trabalhar.
1.8.3. Envolvente Transaccional
Clientes
Clínicas e consultórios médicos inicialmente clínicas dentárias do norte de Portugal.
Fornecedores
Criando parcerias de modo a garantir a qualidade dos serviços entregas aos clientes, tendo em conta a satisfaça de todos os intervenientes.
Concorrentes
Através da estratégia de pesquisa e actualização de novos produtos e conceitos de modo a estar sempre na frente na inovação e empreendedorismo, superando a concorrência.
1.8.4. Benchmarking
Relativamente ao benchmarking vamos optar ou implementar o modelo da DELL, através da customização de cliente e do conceito de simplificar as TI, reduzindo os custos e a complexidade. Utilizar e transformar a inovação numa prática comum empresarial duma forma habitual. Passando o conceito que uma pequena empresa pode optar por modelos de uma multinacional.
A OneGest passa a ter com uma gama de soluções que auxiliam os clientes através do “Software As A Service” a conseguirem os objectivos, através de tecnologia, serviços e informação de modo a ir de encontro com as necessidades de cada um dos seus clientes.
1.8.5. Concorrência “ entrada de novos players”
Podemos afirmar que na área onde a OneGest, está inserida não tem concorrência directa, pois trata-se de um segmento de mercado que não está a ser trabalhado, pelo facto de serem SOHO, ENI´s e PME’s, não despertaram grande interesse pelos grandes grupos ligados as TiC`s. No entanto temos que ter em consideração que é um mercado com potencial, e que poderá muito em breve novos parceiros apareceram, podendo ajudar na promoção e divulgação da necessidade da utilização das TIC`s, podendo mesmo incrementar e amplificar o mercado.