1. Fase 2
1.1. Definição da arquitectura base do serviço.
Serviço MSM “Monitor Social Media”
Uma organização de sucesso, hoje precisa de estar atenta às redes sociais. Portanto, o “MSM” oferece o serviço de monitorização e aplicabilidade de novos instrumentos de comunicação, como Twitter, Facebook, Blogs, Flickr, YouTube, e muitos outros serviços.
Esta monitorização é possível graças ao desenvolvimento da ferramenta denominada MSM “Monitor Social Media”, que oferece às empresas a capacidade de entenderem e ponderarem sobre tudo o que é dito sobre a sua marca ou produto/serviço nas mais diversas plataformas de Social Media. Para além de descobrir e avaliar os posts, dos seus clientes ainda pode interagir com estes usuários Formadores de Opinião e seus respectivos grupos de influências e influenciados.
Em síntese, o serviço MSM consiste no desenvolvimento de um aplicativo para monitorização da imagem das organizações e seus produtos/serviços nas mais diversas redes sociais na internet.
A partir de um portal específico e personalizado ao cliente, o utilizador realiza buscas activas, por palavras chaves ou por utilizador do Social Média, dentro de um intervalo de tempo pré-programado, a aplicação faz as buscas selecionadas.
O resultado destas buscas activas pode ser avaliado automaticamente como positivo, neutro ou negativo, além de possibilitar a interacção imediata no aplicativo do Social na Media, por meio do mesmo aplicativo, podendo ser também respondido através do Twitter, por exemplo.
A partir das buscas activas é ainda possível agrupá-las em séries de informações sobre os utilizadores mais activos na interação na Social Medias, podendo assim identificar os que mais falam da empresa/produto em questão.
A partir dessa recolha de dados automática e padronizável, a OneGest passa a desenvolver relatórios e gráficos para que a organização cliente possa determinar e avaliar a sua imagem e reputação nos Social Media.