Análise de Dados

1.1.   Análise de Dados “Inquérito de Mercado”

A analise de dados foi elaborada com recurso ao software estatístico SPSS, foram geradas 39 variáveis.
Vamos analisar os dados que nos pareceram mais interessantes e relacionamos entre eles.

1.1.1.      Frequências

1.1.2.      Sócio demográficas

 

Idade
Un
18 a 24
70
25 a 34
110
35 a 44
13
45 a 60
8






Sexo
un
F
97
M
104



                                                              

1.1.3.      Redes sociais






Atenção 3% não da nossa amostra não está presente nas Redes Sociais

1.1.4.      Utilização da Internet

 


1.1.5.      Compra Online



1.1.6.      Comportamentos de Consumo Online

P1 [Quando necessito de comprar online procuro a opinião de outro compradores] Quando compro algum produto/serviço online:
P2 [Compro quando o produto/serviço que necessito é sugerido por Amigos/Contactos] Quando compro algum produto/serviço online:
P3 [Sinto mais confiança para comprar quando as opiniões dos Amigos/Contactos são favoráveis] Quando compro algum produto/serviço online:
P4 [As marcas em que a opinião dos meus Amigos/Contacto são favoráveis são as marcas que eu costumo comprar online.] Quando compro algum produto/serviço online:
P5 [Tenho muitas dificuldade de comprar a uma marca que não tem boa aceitação dos meus Amigos/Contactos online.] Quando compro algum produto/serviço online:
P6 [Quando a opinião online é desfavorável de uma marca não compro também na loja física.] Quando compro algum produto/serviço online:
Como podemos verificar nos gráficos de frequências a nossa amostra apresenta dados estatísticos que corroboram as nossas hipóteses.
  Hipótese 1: O tempo de exposição online tende a aumentar se os indivíduos são utilizadores de redes sociais.
Hipótese 2: Os indivíduos tendem a efectuar mais compras online quando estão ligados a redes sociais.
Hipótese 3: Os indivíduos tendem a comprar mais se a percepção transmitida na rede social sobre o produto/serviço for positiva.
Hipótese 4: O número de redes sócias em que o individuo esta presente influencia positivamente o volume de compras online.
Hipótese 5: O número de contactos “amigos” por individuo nas redes sócias, influencia positivamente o volume de compras online.

1.1.7.      Analise de dados cruzados



Idade do Respondente? * Está presente em alguma Rede Social? Crosstabulation
Count

Está presente em alguma Rede Social?
Total
Sim
Não
Idade do Respondente?
18
4
0
4
19
3
0
3
20
8
0
8
21
16
0
16
22
11
0
11
23
14
0
14
24
14
0
14
25
28
0
28
26
16
0
16
27
15
0
15
28
12
0
12
29
10
0
10
30
5
0
5
31
7
0
7
32
6
0
6
33
7
0
7
34
4
0
4
35
3
0
3
36
2
0
2
37
1
1
2
40
1
0
1
41
1
1
2
42
0
1
1
43
1
0
1
44
1
0
1
45
1
1
2
47
0
1
1
48
1
0
1
50
1
0
1
55
1
0
1
60
1
1
2
Total
195
6
201


Como podemos verificar os respondentes que não estão presentes em qualquer rede social têm idades iguais ou superiores a 37 anos
Podemos inferir que existe uma relação muito forte com a geração a que pertencem estes indivíduos há geração X. E todos os outros pertencem há geração Y os quais já são naturais usuários de internet.
Numero de Contactos VS Tempo de Utilização da Internet


Podemos verificar que o numero de amigo tem uma influencia significativa no tempo de exposição à internet.


Qual o numero de Amigos/Contactos que tem em média nas redes sociais da sua preferência: * Compro online produtos e serviços. Crosstabulation
Count

Compro online produtos e serviços.
Total
Sim
Não
Qual o numero de Amigos/Contactos que tem em média nas redes sociais da sua preferência:
Tenho menos de 20 Amigos/Contactos
1
2
3
Tenho entre 21 e 50 Amigos/Contactos
7
6
13
Tenho entre 51 e 160 Amigos/Contactos
22
15
37
Tenho entre 161 e 350 Amigos/Contactos
40
18
58
Tenho entre 351 e 800 Amigos/Contactos
44
15
59
Tenho mais de 801 Amigos/Contactos
16
9
25
Total
130
65
195


Como podemos verificar o numero de compradores online aumenta como o numero de contactos que estes têm nas redes sociais.
Assim comparamos também a frequência de compra e o numero de amigos, o que demonstrou que existe uma relação também entre o numero de produtos comprados e o numero de contactos por individuo.


Consideramos que o nosso questionário tem todas os requisitos para a validação do nosso desenvolvimento de serviço, apontado para que e crescente a percepção da imagem corporativa das marcas na internet e o efeito tanto positivo como negativo que este meio pode ter na formação de opinião de compra.