1.1. Análise de Dados “Inquérito de Mercado”
A analise de dados foi elaborada com recurso ao software estatístico SPSS, foram geradas 39 variáveis.
Vamos analisar os dados que nos pareceram mais interessantes e relacionamos entre eles.
1.1.1. Frequências
1.1.2. Sócio demográficas
Idade | Un |
18 a 24 | 70 |
25 a 34 | 110 |
35 a 44 | 13 |
45 a 60 | 8 |
Sexo | un |
F | 97 |
M | 104 |
1.1.3. Redes sociais

Atenção 3% não da nossa amostra não está presente nas Redes Sociais
1.1.4. Utilização da Internet
1.1.5. Compra Online
1.1.6. Comportamentos de Consumo Online
P1 [Quando necessito de comprar online procuro a opinião de outro compradores] Quando compro algum produto/serviço online:
P2 [Compro quando o produto/serviço que necessito é sugerido por Amigos/Contactos] Quando compro algum produto/serviço online:
P3 [Sinto mais confiança para comprar quando as opiniões dos Amigos/Contactos são favoráveis] Quando compro algum produto/serviço online:
P4 [As marcas em que a opinião dos meus Amigos/Contacto são favoráveis são as marcas que eu costumo comprar online.] Quando compro algum produto/serviço online:
P5 [Tenho muitas dificuldade de comprar a uma marca que não tem boa aceitação dos meus Amigos/Contactos online.] Quando compro algum produto/serviço online:
P6 [Quando a opinião online é desfavorável de uma marca não compro também na loja física.] Quando compro algum produto/serviço online:
Como podemos verificar nos gráficos de frequências a nossa amostra apresenta dados estatísticos que corroboram as nossas hipóteses.
Hipótese 1: O tempo de exposição online tende a aumentar se os indivíduos são utilizadores de redes sociais.
Hipótese 2: Os indivíduos tendem a efectuar mais compras online quando estão ligados a redes sociais.
Hipótese 3: Os indivíduos tendem a comprar mais se a percepção transmitida na rede social sobre o produto/serviço for positiva.
Hipótese 4: O número de redes sócias em que o individuo esta presente influencia positivamente o volume de compras online.
Hipótese 5: O número de contactos “amigos” por individuo nas redes sócias, influencia positivamente o volume de compras online.
1.1.7. Analise de dados cruzados
Idade do Respondente? * Está presente em alguma Rede Social? Crosstabulation | ||||
Count | ||||
Está presente em alguma Rede Social? | Total | |||
Sim | Não | |||
Idade do Respondente? | 18 | 4 | 0 | 4 |
19 | 3 | 0 | 3 | |
20 | 8 | 0 | 8 | |
21 | 16 | 0 | 16 | |
22 | 11 | 0 | 11 | |
23 | 14 | 0 | 14 | |
24 | 14 | 0 | 14 | |
25 | 28 | 0 | 28 | |
26 | 16 | 0 | 16 | |
27 | 15 | 0 | 15 | |
28 | 12 | 0 | 12 | |
29 | 10 | 0 | 10 | |
30 | 5 | 0 | 5 | |
31 | 7 | 0 | 7 | |
32 | 6 | 0 | 6 | |
33 | 7 | 0 | 7 | |
34 | 4 | 0 | 4 | |
35 | 3 | 0 | 3 | |
36 | 2 | 0 | 2 | |
37 | 1 | 1 | 2 | |
40 | 1 | 0 | 1 | |
41 | 1 | 1 | 2 | |
42 | 0 | 1 | 1 | |
43 | 1 | 0 | 1 | |
44 | 1 | 0 | 1 | |
45 | 1 | 1 | 2 | |
47 | 0 | 1 | 1 | |
48 | 1 | 0 | 1 | |
50 | 1 | 0 | 1 | |
55 | 1 | 0 | 1 | |
60 | 1 | 1 | 2 | |
Total | 195 | 6 | 201 |
Como podemos verificar os respondentes que não estão presentes em qualquer rede social têm idades iguais ou superiores a 37 anos
Podemos inferir que existe uma relação muito forte com a geração a que pertencem estes indivíduos há geração X. E todos os outros pertencem há geração Y os quais já são naturais usuários de internet.
Numero de Contactos VS Tempo de Utilização da Internet
Podemos verificar que o numero de amigo tem uma influencia significativa no tempo de exposição à internet.
Qual o numero de Amigos/Contactos que tem em média nas redes sociais da sua preferência: * Compro online produtos e serviços. Crosstabulation | ||||
Count | ||||
Compro online produtos e serviços. | Total | |||
Sim | Não | |||
Qual o numero de Amigos/Contactos que tem em média nas redes sociais da sua preferência: | Tenho menos de 20 Amigos/Contactos | 1 | 2 | 3 |
Tenho entre 21 e 50 Amigos/Contactos | 7 | 6 | 13 | |
Tenho entre 51 e 160 Amigos/Contactos | 22 | 15 | 37 | |
Tenho entre 161 e 350 Amigos/Contactos | 40 | 18 | 58 | |
Tenho entre 351 e 800 Amigos/Contactos | 44 | 15 | 59 | |
Tenho mais de 801 Amigos/Contactos | 16 | 9 | 25 | |
Total | 130 | 65 | 195 |
Como podemos verificar o numero de compradores online aumenta como o numero de contactos que estes têm nas redes sociais.
Assim comparamos também a frequência de compra e o numero de amigos, o que demonstrou que existe uma relação também entre o numero de produtos comprados e o numero de contactos por individuo.
Consideramos que o nosso questionário tem todas os requisitos para a validação do nosso desenvolvimento de serviço, apontado para que e crescente a percepção da imagem corporativa das marcas na internet e o efeito tanto positivo como negativo que este meio pode ter na formação de opinião de compra.