segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ponto de Partida

O processo de desenvolvimento de serviços inovadores nas organizações, tem uma necessidade premente de estruturação e sistematização com o intuído de diminuir significativamente o risco do processo, bem como, agregar e validar factores internos e externos que são indispensáveis para a alavancagem do mesmo, e sua concretização com sucesso, no mercado.
Todo o nosso processo de simulação de “NSD” assenta no modelo proposto por Scheuing E. e Johnson E. (1989) apresentado no Gráfico 1 que, agregamos em seis fazes distintas tem por base o modelo “BAH” de Booz, Allen and Hamilton utilizado pela autora Scheuing E. e Johnson E. (1989) .
Gráfico 1
















            Fonte: Eberhard E. Scheuing and Eugene M. Johnson (1989)




Este trabalho tem por base o desenvolvimento de um novo serviço para a empresa OneGest, empresa de serviços de consultoria de base tecnológica, que oferece e desenvolve serviços de Software As A Service (SAAS) inovadores no mercado nacional. Assim, desenvolvemos um serviço que a partir de um portal específico e personalizado ao cliente, realiza a monitorização da imagem da sua organização e dos seus produtos/serviços nas mais diversas redes sociais na internet,  possibilitando a interação imediata para resposta ou comentário no aplicativo do  Social na Media. O aplicativo permite ainda agrupar as informações (relatórios e gráficos),  sobre os utilizadores mais activos na interação  nas Social Medias, podendo assim identificar os que mais “falam” da empresa/produto em questão, possibilitando determinar e avaliar a sua imagem e reputação nos Social Media.
O Serviço será desenvolvido para um segmento de mercado que a OneGest já trabalha, as Clínicas de Medicina Dentária.

Bibliografia & Netgrafia

1.   Bibliografia

Consulting, N. (2007). Research paper 2007 Social Network websites : best practices from leading services. Network. Retrieved from http://www.fabernovel.com/news/research-paper-social-network-websites.
DENZIN N. K. e LINCOLN Y. S.. Handbook of qualitative research. 2nd Edition. Sage Publications. London 2000.
MALHOTRA, N. K.. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. Porto Alegre.Artmed, 2004.
Marketers, H., Using, A., & Businesses, T. (2010). 2010 SOCIAL MEDIA MARKETING Letter from the author …. Media, (April). Retrieved from http://marketingwhitepapers.s3.amazonaws.com/SocialMediaMarketingReport2010.pdf
MARKTEST. (2 10 2011). www.marktest.pt/Internet/default.asp?c=1294&n=2097.
McCann, U. (2009). Social Media Wave 4. Media, 40. Retrieved from http://www.slideshare.net/IN2marcom/power-to-the-people-wave-4-social-media-study-by-universal-mccann.
Wellman, B., & Wellman, B. (2001). Physical Place and Cyberplace : The Rise of Personalized Networking *. International Journal of Urban and Regional Research, 25(June). Retrieved from http://digicult.net/moss_texts/TheRiseofPersonalizedNetworking.pdf
RICHARDSON, R. J.. Pesquisa social: Métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.
SOLOMON, R. M. (2002). O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo 5ª Ed. São Paulo: Bookman.

2.   Netgrafia